Dia Internacional Obesidade e Dia Nacional de Combate a Obesidade

Obesidade é DOENÇA. É crônica. É incurável e mata.

Mas é possível controlar. Provavelmente o principal fator desencadeante seja o consumo de calorias ingeridas superior ao gasto calórico usado pelo organismo nas atividades do dia-a-dia aliado a uma genética favorável.

 

É uma doença que cresce mundialmente e já adquiriu proporções epidêmicas, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Se define como obesidade mórbida quando um nível mais grave de obesidade é atingido aumentando (de 50 a 100%) a incidência de doenças associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

Neste estágio a qualidade de vida já está seriamente comprometida e a possibilidade de tratamento cirúrgico como a gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estomago, passa a ser considerada.

11 de outubro é o Dia Internacional da Obesidade e o Dia Nacional de Combate a Obesidade, no entanto esta é uma luta que deve ser travada todos os dias com atividade física, alimentação saudável e equilibrada, prevenção ou tratamento adequado.

 

COMPUCRS