Após a cirurgia bariátrica, o consumo de proteínas se torna essencial para preservar a massa muscular, a imunidade e prevenir a fadiga, a queda excessiva de cabelo e o enfraquecimento de unhas.
Como o organismo sofre uma importante modificação e o estômago tem sua capacidade de armazenar alimentos e de digerir os nutrientes reduzida, além de que alguns pacientes têm dificuldade de mastigar e engolir as carnes, se torna importante a suplementação proteica em pó, como o Whey Protein, para ingerir a quantidade recomendada sem muitas dificuldades.
Porém, nem todo Whey é igual. Existem atualmente no mercado 3 tipos principais de Whey Protein e cada um possui uma indicação específica. Tem até um que é mais recomendado para os bariátricos! Continue lendo esse post para entender melhor:
🔹 Whey Protein Concentrado: Possui entre 29% e 89% de proteína, dependendo do fabricante. No processo, o soro do leite é submetido a uma filtragem, em que a estrutura da proteína continua a mesma, mas se preservam a gordura e a lactose. Por conter mais carboidratos, gordura e, consequentemente, mais calorias, o Whey Concentrado não é recomendado para quem fez bariátrica. Ele também é contraindicado para quem tem intolerância à lactose. Em comparação com os outros tipos de Whey Protein, esse é mais saboroso e tem um preço mais baixo.
🔹 Whey Protein Isolado: Contém 90% ou mais de proteína. No processo de fabricação, a estrutura da proteína é quebrada, retirando quase todo o carboidrato, gordura e colesterol. Por não conter lactose, a sua digestão é melhor. O Whey Protein Isolado é mais indicado para quem fez cirurgia bariátrica, pois a proteína é de qualidade, mais pura e concentrada e o valor é intermediário.
🔹 Whey Protein Hidrolisado: Contém 90% a 95% de proteínas. Também conhecido como Whey pré-digerido, ele passa por um processo chamado hidrólise, onde as moléculas de proteína são quebradas em partículas menores. Por isso, sua digestão e absorção são mais rápidas e é indicado para quem tem intolerância à lactose, pois causa menos reações alérgicas. Pode ser indicada para quem fez a bariátrica em determinados casos. Por outro lado, não é muito saboroso e o preço é bem alto.
Se você está com dúvida sobre o melhor whey para as suas necessidades, converse com a sua Nutricionista da equipe multidisciplinar do COM. 😉 Além disso, não esqueça de observar as informações nutricionais contidas nos rótulos. A tabela nutricional, a lista de ingredientes e o aminograma (que descreve a quantidade de aminoácidos por porção) são muito importantes e devem ser avaliadas.