Entalos após a cirurgia bariátrica – o que é, o que fazer e como evitar

Se você é paciente do COM, com certeza já ouviu falar sobre ENTALO após a cirurgia bariátrica. Ele é bastante falado, temido por muitos e é um dos problemas mais comuns no pós cirúrgico.
Para desmistificar esse assunto, criamos esse post falando tudo sobre o entalo: O que é, por que ocorre, o que fazer se acontecer e como prevenir.
Venha conosco e leia até o final!

O que é o entalo?
Você deve saber que após a cirurgia bariátrica, há uma grande mudança na anatomia do estômago, o que demanda diversos ajustes nos hábitos alimentares, certo?
Se o paciente bariátrico não mastiga adequadamente, se come alimentos muito secos e/ou se come muito de uma vez só, os entalos podem ocorrer.
Como o próprio nome indica, entalo é quando o alimento fica preso no sistema digestivo.
Ele causa uma sensação muito desagradável, aperto no peito, desconforto abdominal, salivação excessiva, náuseas e até vômitos.

O que fazer se estiver passando por um entalo?
• Antes de tudo, NÃO se desespere! Fique de pé, mantenha-se calmo e respire profundamente.
• Pare de comer imediatamente, não insista em outra porção pensando que irá “desbloquear” o caminho.
• Caminhar pode ajudar a desentalar o alimento.
Como você percebeu, os grandes causadores dos entalos são os antigos hábitos alimentares. Lembre-se de que, da mesma forma que o seu corpo mudou, você também precisa mudar os seus hábitos. Para lhe ajudar com isso, confira 4 dicas importantes para EVITAR os entalos após a cirurgia bariátrica:

Como evitar os entalos:

1 – Tenha atenção plena na hora de comer
A refeição é sempre um momento sagrado. Por isso, quando estiver comendo, pratique a atenção plena e preste atenção em tudo o que vocês está consumindo. A mastigação consciente é muito importante no processo de emagrecimento após a redução de estômago, pois além de ter total conhecimento de tudo o que você está consumindo, é nesse momento que você sente a textura e o sabor dos alimentos. Quanto mais tranquilo for o momento da refeição, melhor! Evite, também, outras distrações, como televisão ou celular, durante a refeição.

2 – Mastigue bem os alimentos.
Já falamos sobre a importância da mastigação em outros conteúdos aqui do blog.
Todas as pessoas devem mastigar com calma, mas quem fez a cirurgia bariátrica deve ter cuidado redobrado! Isso porque a mastigação é a principal responsável para uma digestão adequada e para seu organismo absorver os nutrientes que ele necessita. Mastigar a comida pelo menos 30 vezes antes de engolir evita ingerir alimentos inteiros, o que pode causar o entalo. Se você mastiga corretamente, a digestão é mais fácil e rápida.

3 – Faça porções menores
Troque os utensílios como talheres, pratos e copos grandes por unidades menores. Assim, você coloca alimento em quantidades reduzidas na sua boca e diminui o risco do entalo. Além disso, é muito importante picar os alimentos antes de comer.

4- Faça pausas
Outra dica importante para evitar o entalo após a cirurgia bariátrica é fazer pausas durante a refeição e não comer tudo de uma vez. Para ajudar, descanse os talheres no prato enquanto mastiga.
Você já passou por algum entalo depois de ter sido submetido (a) à cirurgia bariátrica? Conte para a gente aqui nos comentários!