Ganho de peso gestacional é:
O período gestacional é compreendido de 40 semanas, durante as quais ocorrem mudanças nos aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais.
Em uma gestação normal, no 1º trimestre, a velocidade de ganho de peso materno é mais lenta, e a saúde do feto dependerá principalmente da condição nutricional pré-gestacional da mãe, não somente em relação às suas reservas energéticas, mas também quanto às de vitaminas e minerais.
No 2º trimestre a velocidade de ganho de peso é acelerada e no 3º trimestre é máxima. Neste período, que vai desde a 13ª semana de gestação até o momento do parto, o ganho de peso materno adequado, a ingestão de nutrientes, o fator emocional e o estilo de vida são determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do bebê.
Entretanto, após a cirurgia bariátrica, há um período em que é normal a grande diminuição no peso. Por isso, é importante que a paciente engravide somente após a estabilização da perda de peso. O ganho de peso adequado durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento normal do bebê. Na gestação, devido ao intenso crescimento e desenvolvimento de tecidos, as necessidades de proteína estão aumentadas.
Fontes alimentares:
- Carnes (magras, preparadas com pouca gordura)
- Ovos (preferencialmente cozidos)
- Leguminosas – feijão, grão de bico, ervilha
- Proteína texturizada de soja
- Suplementos alimentares hiperporteicos
Há diversos nutrientes que estão envolvidos no crescimento do feto, e a mãe sendo bariátrica deve ter uma atenção maior, como o cálcio, ácido fólico, vitamina B12, ferro, vitamina A, vitamina C, zinco, por isso é de extrema importância o acompanhamento mais periódico com a equipe multidisciplinar, assim que souber da gestação.