Você está sofrendo com a queda de cabelo? Nós recebemos essa pergunta recentemente pelo Instagram (@COMPUCRS) e acreditamos ser a dúvida de outras pessoas que já realizaram a cirurgia.

A queda de cabelo após bariátrica atinge grande parte dos pacientes. Isso acontece pois o corpo, que já estava acostumado com uma certa quantidade de calorias, vitaminas e nutrientes, começa a receber muito menos do que estava acostumado e prioriza o gasto de energia em tarefas essenciais para o seu funcionamento. Com isso, os processos de crescimento e fortalecimento dos fios, que não são a prioridade do corpo no momento, ficam sem receber a suplementação necessária.

E agora? O que eu faço?

Consuma mais proteínas, vitaminas e minerais como ferro, zinco e cobre! Alguns alimentos fundamentais: Leite, carnes, ovos, queijos magros, leguminosas e castanhas. Cuidado: o excesso de Selênio, encontrado nas oleaginosas, também pode piorar queda de cabelo. Por isso, nós recomendamos o acompanhamento e a avaliação nutricional.

Utilize produtos (shampoos e condicionadores) indicados para quem está com queda de cabelo.

Uma boa dica é massagear o seu couro cabeludo! Dessa forma, o fluxo sanguíneo é estimulado e pode promover a chegada de mais nutrientes.

Converse com o seu nutricionista para juntos avaliarem a necessidade de suplementação.

A queda de cabelo, na maioria dos casos, inicia entre o 3º e o 4º mês depois da cirurgia e pode se estender até o 8º. Se continuar após esse período, é importante procurar o seu médico ou nutricionista para avaliar as causas.

Queda de cabelo após a bariátrica é normal?

Postagens recentes