Xiangya Hospital Central South University recebe comitiva da PUCRS para congresso e treinamento de cirurgia minimamente invasiva
No dia 23 de outubro, uma comitiva brasileira viajou para a China para participar de um congresso sobre cirurgia bariátrica e inaugurar o primeiro curso de cirurgia minimamente invasiva.
Entre os participantes estavam o Prof. Dr. Marcelo Severo, o Prof. Dr. Thomas Frigeri ambos professores da Escola de Medicina da PUCRS e Neurocirurgiões, o Dr. Cláudio Mottin e o Dr. Wellinton Paschoal, cirurgiões bariátricos do COMPUCRS, a residente Letícia Debon e os estudantes Luisa Lehr Moroni, João Victor de Souza, Leonardo Alflen e Carolina Soares.
A equipe faz parte do Projeto China-Brasil de desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva bancado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da China e pelo Xiangya Hospital Central South University e com o suporte da empresa Chinesa Victor Medial Co Ltda e da empresa brasileira CKTrade Ltda através do seu CO Paulo Cantanhede.
O responsável pelo projeto na China é o Prof. Dr. Weidong Liu e no Brasil o Dr. Cláudio Mottin.
A comitiva foi para o Xiangya Hospital Central South University, um dos maiores e melhores Hospitais Universitários da China, situado na Província de Hunan. O complexo hospitalar tem 10 mil leitos e um Centro de Pesquisa enorme que atualmente produz mais de 400 publicações ao ano.
A PUCRS e o Xiangya Hospital Central South University firmaram esta parceria em 2019, quando o Dr. Mottin foi convidado para ministrar duas aulas no Congresso chinês. Após isso, ele foi convidado para ser Professor da universidade por 5 anos.